Evolução da Sustentabilidade nas Regiões Vitícolas do Norte e Alentejo

Autores

  • Micael Santos University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centre for Transdisciplinary Development Studies (CETRAD)
  • A. Galindro University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centre for Transdisciplinary Development Studies (CETRAD)
  • C. Santos University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centre for Transdisciplinary Development Studies (CETRAD)
  • A. Marta-Costa University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centre for Transdisciplinary Development Studies (CETRAD)
  • V. Martinho Polytechnic Institute of Viseu (IPV) Agricultural School (ESAV)

DOI:

https://doi.org/10.59072/rper.vi50.502

Resumo

O setor vitivinícola carece atualmente de características nucleares que fazem o desempenho produtivo do país afastar-se dos líderes da produção mundial de vinho. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a evolução do desempenho do setor vitivinícola português através dos dados estatísticos disponíveis, a nível mundial e nacional. Pretende-se ainda avaliar a dinâmica da sua sustentabilidade, no Norte e Alentejo, através dos dados da Rede de Informação de Contabilidade Agrícola de 2001 a 2012. Dos indicadores de sustentabilidade obtidos verifica-se que o Alentejo obtém o melhor desempenho em termos de sustentabilidade ambiental. O Norte tem uma tendência para melhorar a dimensão económica da sustentabilidade e revela bom desempenho social. As conclusões sugerem que a investigação académica pode melhorar a orientação geral desta indústria para a sua sustentabilidade.

Downloads

Publicado

31-03-2019

Como Citar

Santos, M., Galindro, A., Santos, C. ., Marta-Costa, A., & Martinho, V. (2019). Evolução da Sustentabilidade nas Regiões Vitícolas do Norte e Alentejo. RPER, (50), 49–63. https://doi.org/10.59072/rper.vi50.502