Variáveis associadas à mortalidade por covid-19 nos municípios brasileiros: um estudo exploratório

Autores

  • Horacio Nelson Hastenreiter Filho Professor associado da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Luiz Ricardo Cavalcante Consultoria Legislativa do Senado Federal / IDP

Palavras-chave:

Covid-19, Mortalidade, Municípios, Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar variáveis significativamente correlacionadas com a mortalidade por covid-19 nos 5.570 municípios brasileiros. Os resultados das regressões usando dados em seções transversais indicam correlações positivas e significativas entre mortes por milhão de habitantes e as seguintes variáveis: i) população absoluta; ii) PIB per capita; iii) inclusão em região metropolitana; iv) percentual da população com 60 anos ou mais; v) percentual da população em áreas urbanas; e vi) percentual de votos em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Os resultados se revelam robustos em diversos modelos, são consistentes com uma série de outros trabalhos já publicados e alcançam um período mais longo (mais de um ano de pandemia por covid-19 no Brasil).

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Hastenreiter Filho, H. N. ., & Cavalcante, L. R. (2022). Variáveis associadas à mortalidade por covid-19 nos municípios brasileiros: um estudo exploratório. RPER, (60), 57–70. Obtido de http://review-rper.com/index.php/rper/article/view/68