Sobre a Revista

Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER) é um projeto editorial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR).

Foco e objetivo

O objetivo principal da RPER é a divulgação da investigação produzida no âmbito da área interdisciplinar dos estudos regionais, locais e urbanos.

Na origem da RPER está a constatação de que existe um vasto leque de pessoas, nomeadamente em centros de investigação, em instituições do ensino superior e em organismos regionais e locais da administração pública, que se dedicam profissionalmente a esta área e para as quais esta revista pode constituir um meio privilegiado de comunicação, informação e partilha de experiências.

A Revista é dirigida a académicos e outros profissionais para os quais são relevantes as questões do espaço e do território: economistas, urbanistas, sociólogos, geógrafos, engenheiros, etc.

A RPER é uma revista indexada internacionalmente no EconLit (e bases associadas: JEL on CD, e-JEL e Journal of Economic Literature), na Qualis (Brasil), Latindex, Dialnet, Google Scholar e na Scopus.

No que se refere à Scopus, o desempenho da Revista é o seguinte:

- SJR (SCImago Journal Rank) (2023): 0.134
- Cite Score (% Cited) (2023): 0.4
- SNIP (Source Normalized Impact per Paper) (2023): 0.158
- H index (2023): 8

Processo de avaliação por pares

As submissões à RPER estão sujeitas a um processo de revisão cega por pares (double-blind review). O processo de revisão por pares é organizado pela equipe editorial da revista. Todos os artigos submetidos à RPER serão avaliados pelos editores quanto a potencial plágio com recurso ao uso de software adequado. Quaisquer questões que surjam serão tratadas pela equipe editorial. Apenas as contribuições que são originais sem qualquer dúvida podem ser publicadas na RPER.

Frequência de Publicação

Esta revista publica 3 números regulares por ano. Os artigos serão publicados assim que estiverem prontos para publicação, a fim de garantir que o novo conteúdo esteja disponível para a comunidade científica o mais cedo possível.

Declaração de ética da publicação

Embora a Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER) não seja membro do Committee on Publication Ethics (COPE), a sua Direção Editorial decidiu declarar a sua adesão aos princípios do Código de Conduta do COPE, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2012.

Práticas de plágio

O plágio pode ser definido como usar o trabalho de outra pessoa como seu, sem o devido reconhecimento, e constitui uma grave violação da ética e da integridade académica. Qualquer referência ao trabalho de outrem deve ser devidamente referenciada.

O plágio pode ocorrer de muitas maneiras, incluindo citando ou parafraseando o trabalho de outra pessoa sem o devido reconhecimento, copiando e colando recursos disponíveis em plataformas virtuais sem referência adequada, usando pesquisas e/ou conceitos de outra pessoa sem a devida referenciação ou submeter o trabalho de outrem como seu. Também são suscetíveis de plágio imagens, quadros, códigos e desenhos, entre outros. Nesse contexto, também os autores dos originais devem ser devidamente identificados.

Se houver suspeita de plágio de qualquer tipo, total ou parcial, cabe ao editor fazer as averiguações necessárias. Em casos de plágio comprovado reservamo-nos o direito de rejeitar a submissão ou retirar os materiais já publicados.

Acesso e encargos financeiros aplicáveis a utilizadores e autores

RPER é uma revista publicada em regime de acesso aberto pleno, e usa a Creative Commons license estandardizada. Isso significa que todo o conteúdo da Revista é disponibilizado sem custo para o utilizador ou a sua instituição. Os utilizadores têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir autorização prévia do editor ou do autor. Devem, obviamente, identificar devidamente a origem dos documentos. Isto está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.

Adiante-se, também, que sobre os autores dos artigos submetidos, e sobre os artigos aceites para publicação não incidem quaisquer encargos financeiros.

Responsabilidades dos Editores

Decisão da publicação

O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos serão publicados. O editor pode ser guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e limitado por requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar outros editores ou revisores para tomar a decisão.

Fair play

Os manuscritos enviados são avaliados por seu conteúdo intelectual, independentemente de idade, raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.

Confidencialidade

O editor e qualquer outra pessoa que tenha acesso a um manuscrito submetido (equipe editorial) não deve divulgar nenhuma informação sobre o manuscrito a ninguém além do autor correspondente, revisores, revisores potenciais e outros consultores editoriais, conforme apropriado.

Divulgação e conflitos de interesse

Materiais não publicados divulgados num manuscrito submetido não devem ser usados na própria pesquisa de um editor ou de um membro da equipe editorial sem o consentimento explícito por escrito do(s) autor(es). Os editores recusar-se-ão a gerir (ou seja, pedirão a um co-editor ou um membro do conselho editorial para gerir a revisão) de manuscritos nos quais eles tenham conflitos de interesse resultantes de relações competitivas, colaborativas ou outras ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao manuscrito.

Responsabilidades dos revisores

Contribuição para decisões editoriais

A revisão por pares auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações editoriais com o autor, também pode auxiliar o autor no aprimoramento do artigo. A revisão por pares é um componente essencial da comunicação acadêmica formal e ajuda a manter a qualidade científica.

Disponibilidade

Qualquer revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa apresentada num manuscrito ou que saiba que sua revisão imediata será impossível, deve notificar o editor em tempo hábil e retirar-se do processo de revisão.

Confidencialidade

Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outros, exceto se autorizado pelo editor.

Padrões de objetividade

As revisões devem ser conduzidas objetivamente. A crítica pessoal ao autor é inadequada. Os revisores devem expressar as suas opiniões claramente com argumentos de apoio.

Reconhecimento das referencias

Os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer afirmação de que uma observação, derivação ou argumento foi relatado anteriormente deve ser acompanhada da citação relevante. Um revisor também deve chamar a atenção do Editor para qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro material publicado do qual tenha conhecimento pessoal.

Divulgação e conflitos de interesse

Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não devem ser usadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar a avaliação de manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos competitivos, de colaboração ou outros relacionamentos ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas à submissão.

Responsibilidades dos autores

Reporting standards

Os autores que apresentem os resultados da pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no manuscrito. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Originalidade e plágio

Os autores devem garantir que as suas obras são inteiramente originais, e se usaram o trabalho e/ou palavras de outros devem garantir que este/estas tenha sido devidamente citado/citadas. Um autor não deve, em geral, publicar os manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. A submissão paralela do mesmo manuscrito a mais de uma revista constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Reconhecimento das referências

O reconhecimento adequado do trabalho de outros deve sempre ser assegurado. Os autores também devem citar publicações que tiveram influência na determinação da natureza do trabalho relatado.

Autoria

A autoria deve ser limitada àqueles que deram uma contribuição significativa para a conceção, projeto, execução ou interpretação do estudo elaborado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores. Onde houver outras pessoas que tenham participado de certos aspetos substantivos do projeto de pesquisa, elas devem ser mencionadas em uma seção de Agradecimentos.

O autor correspondente deve garantir que todos os co-autores apropriados (de acordo com a definição acima) e nenhum co-autor impróprio sejam incluídos na lista de autores do manuscrito, e que todos os co-autores tenham visto e aprovado a versão final do artigo e concordaram com sua submissão para publicação.

Divulgação e conflitos de interesse

Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito financeiro ou outro conflito de interesse substantivo que possa ser interpretado de forma a influenciar os resultados ou sua interpretação no manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação notificar imediatamente o editor e cooperar com o editor para retirar o artigo ou publicar uma errata apropriada.